A Apoio – Projetos Sociais e Serviços Técnicos S/S Ltda (CNPJ Nº 07.979.504/0001-44), tem por objeto social a:
- Assessoria e consultoria em projetos sociais, terceiro setor, políticas públicas e responsabilidade social.
- Ministrar cursos, palestras, aulas e treinamentos.
A Apoio – Projetos Sociais foi idealizada e constituída por seu sócio-proprietário e consultor, Rodrigo Mendes Pereira, que há aproximadamente 25 (vinte e cinco) anos, atua profissionalmente no terceiro setor e em políticas sociais, tanto de forma remunerada quanto por meio de serviços voluntários e “pro bono”.
Mais do que uma profissão, essa atuação é um projeto de vida e uma missão, inclusive motivada por princípios ético-religiosos e com o objetivo de contribuir com a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
Rodrigo Mendes Pereira – Formação e experiência
Currículo lattes: Acesse aqui
Likedin: Acesse aqui
Formação
Advogado graduado em Direito pela Universidade de São Paulo – USP, Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (Conceito CAPES 7), Mestre em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (Conceito CAPES 5), Especialista no MBA Gestão e Empreendedorismo Social pela Fundação Instituto de Administração, conveniada com a Universidade de São Paulo – FIA/USP (500h) (Honra ao Mérito pelo desempenho).
Extensões universitárias em Direito do Terceiro Setor e em Administração para Organizações do Terceiro Setor e no Seminário, Princípios e Técnicas de Captação de Recursos, todos pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV (152h).
Capacitações em Construção de Estratégias de Supervisão, em Tipificação de Serviços Socioassitenciais, em Diagnósticos Socioterritoriais e em Formação sobre Trabalho Social e Habitação de Interesse Social, todos pela Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – CEDEPE/PUC/SP (128h).
Curso de Gestores Sociais do Programa Capacitação Solidária pela Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária – AAPC (80h), Curso de Gestão de Parcerias com OSCs: Lei 13.019/2014 – Multiplicadores MROSC pelo Ministério do Planejamento – DETRV/SEGES/MP (30h), Curso Indicadores Sociais: uma abordagem a partir do MROSC pela Escola de Governo e de Gestão do Município de Jundiaí – EGGMJ (16h).
Experiência
Sócio-proprietário, idealizador e consultor da Apoio – Projetos Sociais, Professor da Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB/SP), palestrante, autor de livros e artigos.
Exerceu em Jundiaí-SP, cargos de Gestor/Secretário das Políticas de Habitação e Assistência Social, e de Coordenador/Assessor do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), assim como foi membro de Conselhos de Políticas (assistência social e habitação), tendo inclusive exercido a Presidência do CMAS de Jundiaí.
Foi membro fundador e efetivo da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP por mais de 14 anos. Atual membro que também exerceu a Presidência (2019/2020) da Comissão de Terceiro Setor da 33ª Subseção da OAB/SP– Jundiaí.
Participou do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social-NEPSAS da PUC-SP, sob a coordenação a Profa. Dra. Aldaiza Sposati.
Participa de pastorais sociais e de núcleos de formação e discussão da Doutrina Social da Igreja Católica na Diocese de Jundiaí, inclusive tendo exercido a Coordenação Diocesana da Pastoral Fé e Política.
Clientes mensais e pontuais mais recentes
- Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE);
- Cáritas Diocesana de Jundiaí;
- Instituto Bollhoff de Medula;
- Associação e Comunidade Casa de Nazaré;
- Associação Acolhimento Bom Pastor;
- Associação / Congregação das Mensageiras do Amor Divino (MAD);
- Instituto Solid Rock Brasil (ISRB);
- Instituto Ayrton Senna (IAS);
- Associação / Congregação das Filhas de São Camilo (AFSC);
- Associação de Cultura, Formação e Promoção Humana do Villarejo – Liceu Emaus;
- CEAP – Comunicação e Educação à Autonomia Popular;
- Associação Paidéia;
- Prefeitura Municipal de Barueri, por meio de parceira com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), e Prefeitura Municipal de Hortolândia.